Semana da Terra e das Águas Padre Josimo adota formato virtual em 2020

Conversas e debates serão realizados entre os dias 4 e 10 de maio, pelo perfil de Facebook da Diocese de Tocantinópolis. O ano de 2020 marca os 34 anos do assassinato de Josimo Morais Tavares.

Por Rafael Oliveira / CPT Araguaia-Tocantins

A tradicional Semana da Terra e das Águas Padre Josimo ganha novo formato nesta edição de 2020. Diante da pandemia da COVID-19, o coronavírus, e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, a programação deste ano não terá atividades presenciais.

De todo modo, para garantir o debate de questões importantes da sociedade e manter viva a memória de Padre Josimo, serão realizadas virtualmente diversas atividades, entre os dias 4 e 10 de maio.

Sob o lema “Querida Amazônia! Cuidando da Vida, Semeando Resistência”, serão debatidas questões que envolvem desde a crise do coronavírus até os sonhos e desafios das juventudes e das mulheres, passando pelas razões de nossa esperança nesse tempo conturbado. As problemáticas do trabalho escravo contemporâneo e das lutas sociais também terão destaque no cronograma das atividades.

Toda a programação será transmitida ao vivo pelo perfil do Facebook da Diocese de Tocantinópolis (https://www.facebook.com/DiocesedeTocantinopolis/). Sempre iniciadas às 20h, as conversas nas “lives” terão a presença de uma pessoa mediadora e de convidadas e convidados, romeiros e romeiras, para aprofundar os temas. O público em geral também poderá interagir, comentando durante o bate-papo e deixando seu ponto de vista!

16ª edição da Romaria Padre Josimo entoa grito por justiça libertadora no campo e na cidade

A Semana da Terra e das Águas Padre Josimo 2020 é organizada pela Diocese de Tocantinópolis, Comissão Pastoral da Terra Regional Araguaia-Tocantins (CPT), Cáritas Diocesana, com a participação de: Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI Região Tocantina, Diocese de Imperatriz) e movimentos populares e sindicais do Bico do Papagaio.

Conheça a Campanha Nacional da CPT de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo

Nesse momento de dificuldade por conta da pandemia, sigamos os passos de Josimo: sejamos solidários e cuidemos uns dos outros. O isolamento social, neste momento, é a melhor alternativa para evitarmos a disseminação da doença. Em breve nos encontraremos para um abraço fraterno nas próximas Romarias e Semanas da Terra e das Águas.

No Tocantins, III Acampamento da Juventude Romeira revive a história de luta de Padre Josimo

Em 2020, marca-se os 34 anos do assassinato de Josimo Morais Tavares. Em 10 de maio de 1986, a mando de fazendeiros da região do Bico do Papagaio, extremo Norte do Tocantins, um pistoleiro baleou e matou Josimo pelas costas no então escritório da Comissão Pastoral da Terra Araguaia-Tocantins (CPT), em Imperatriz (MA).

** Confira abaixo a programação completa:

4 de maio, às 20h: “Corona…Depois daquilo, tudo volta ao normal?”

5 de maio, às 20h: “Resistir, esperançar, mudar este mundo”

6 de maio, às 20h: “Afinal, somos vocacionados ao quê?”

7 de maio, às 20h: “Povo que resiste…Lutar não é crime!”

8 de maio, às 20h: “Escravo ontem, escravo hoje?”

9 de maio, às 20h: “Mulheres e juventudes: sonhos e desafios”

10 de maio, às 20h: “Romeiras e romeiros a caminho do Reino da Vida”

**Transmissão pelo perfil do Facebook da Diocese de Tocantinópolis: (https://www.facebook.com/DiocesedeTocantinopolis/)

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir 

Posts recentes

Categorias

Assinar!

Blog

http://cerradopost.com/blogkonjuntura/

Redes Sociais!

Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons