Prefeitura de Araguaína lança site com mapeamento dos casos da covid-19

Além do mapa, a plataforma digital traz boletins epidemiológicos, plano de contingência, telefones para denúncias e dúvidas, além de respostas para perguntas frequentes

A Prefeitura de Araguaína lançou um site para ajudar na prevenção ao coronavírus, que pode ser acessado por um banner no site institucional ou pelo link http://araguaina.to.gov.br/covid19/. A plataforma traz mapa dos casos confirmados no Município, boletins epidemiológicos semanais, plano de contingência, telefones para tirar dúvidas sobre a doença e denúncias, além respostas para perguntas frequentes sobre os decretos das medidas restritivas adotas no município.
 
O mapa mostra a quantidade de pacientes ativos e curados para doença distribuídos por bairro. A estatística é apontada por meio de círculos e cada número pode ser conferido com um clique. No boletim do último dia 5, o setor com mais casos ativos é o Bairro São João, com 18, e o Parque do Lago tem a maior quantidade de curados, com 5.
 
De acordo com o superintendente municipal da Vigilância em Saúde, Eduardo Freitas, o mapa recebe diagnósticos feitos por testes rápidos pela Prefeitura e por coleta de swab que são enviadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).
 
“Em parceria com a Assessoria de Comunicação, a gente vai atualizar o mapa todos os dias junto com a publicação dos boletins nas redes sociais”, explicou Freitas.
 
Boletim epidemiológico
O Boletim Epidemiológico, que também é atualizado semanalmente, mostra informações sobre a covid-19 e a situação atual do Município, apresentando idade e sexo das pessoas contaminadas. A informação é a soma do que é publicado nas redes sociais da Prefeitura, todos os dias.
 
Nesta quarta-feira, 6, houve mais 30 confirmações para covid-19 no Município, estando entre os novos casos uma criança de apenas 3 anos e jovens, principalmente entre os homens. As pessoas do sexo feminino têm 22, 25, 32, 50 e 80 anos. Já entre o sexo masculino, os novos casos têm 3, 18, 21, 21, 21, 23, 29, 29, 30, 31, 32, 32, 33, 34, 35, 35, 36, 37, 37, 41, 42, 42, 51, 59 e 62 anos.  Atualmente, são 164 casos positivos de covid-19 e 26 recuperados em Araguaína.

Estrutura planejada
O Plano de Contingência encontrado também no site viabiliza de forma coordenada as ações de prevenção e controle da doença. O documento aponta, por exemplo, que o período médio de incubação da infecção por coronavírus é de cinco dias, com intervalo que pode chegar até 16 dias.
 
Perguntas frequentes
Com as várias medidas de segurança instituídas por decreto é natural que a população tenha pequenas dúvidas sobre o que pode ou não. Para agilizar essas respostas, foi criado um quadro de perguntas frequentes, em que é possível esclarece se é obrigatório o uso de máscaras, onde é obrigatório, quais comércios podem continuar com atendimento presencial, entre outras.
 
Denúncias anônimas
No site ainda estão os contatos para denúncias de desrespeitos às medidas de contenção. Essas infrações devem ser denunciadas por meio dos telefones 190; 9.9949-5394, 3411-5640 ou 3411-5639 em horário comercial; ou por mensagem via Whatsapp 9.9972-6133.
 
Quem descumpre pode ser responsabilizado criminalmente. Quem tem dúvidas sobre a doença pode consultar via Whatsapp do Tele Covid-19 (63) 99105-3625.

Fonte: Marcelo Martin/Ascom

Posts recentes

Categorias

Assinar!

Blog

http://cerradopost.com/blogkonjuntura/

Redes Sociais!

Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons