Práticas sustentáveis ajudam a preservar o meio ambiente

Adotar práticas sustentáveis no dia a dia é extremamente importante para preservação ambiental. São vários hábitos que podem trazer benefícios para o planeta e acabam refletindo na melhoria da qualidade de vida de todos. Dentre essas práticas sustentáveis estão a reciclagem de resíduos sólidos e a compostagem.  

No último dia 05 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e durante todo o mês a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vai interagir nas redes sociais da instituição sobre os hábitos que os seguidores têm adotado para contribuir com a preservação do meio ambiente.

A agrônoma e professora do Instituto Federal do Tocantins Ana Paula Chiaverini participou através do instagram da Semarh e destacou a importância de reciclar o lixo. “Não faz sentido jogar uma embalagem plástica fora que demora centenas de anos para se decompor, se essa mesma embalagem pode ser reaproveitada. Essa é a consciência ambiental que devemos estimular”, pontua. Ana Paula ainda ressalta que “muitas pessoas colocam o lixo para fora de casa e acreditam que ele não é mais um problema, mas na verdade é sim, principalmente se moram em um local sem aterro sanitário”.

Em tempos de pandemia é necessário cuidado redobrado a fim de evitar a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19). Quem não apresentar nenhum sintoma do vírus pode separar o lixo normalmente como de costume. No caso de pessoas que apresentam sintomas ou já tiveram diagnóstico positivo precisam redobrar os cuidados. É preciso fazer o acondicionamento do resíduo em sacos duplos e descartar em lixo comum, a fim de reduzir a possibilidade de contaminação.

Outra prática que auxilia na redução de resíduos no meio ambiente é a compostagem, que consiste em técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais. O fotógrafo Fernando Alves destaca que realiza compostagem há pelo menos cinco anos e que “além do aproveitamento na produção de adubo para as plantas, através dessa prática, também é possível tirar pelo menos 30% dos resíduos que seriam destinados aos aterros sanitários”.

Os interessados ainda podem compartilhar com a Semarh suas práticas sustentáveis através das redes sociais: Instagram: @meioambientetocantins, Twitter: @meioambienteto, Linkedin: Semarh Tocantins, Facebook: Meio Ambiente Tocantins e pelo e-mail: meioambiente@secom.to.gov.br.

Durante a pandemia, a atenção com os cuidados para realizar a coleta seletiva devem ser redobrados – Governo do Tocantins
‹×

Fonte: Robson Corrêa//Secom/TO.

Edição: Alba Cobo

Categorias

Redes Sociais!

http://cerradopost.com/blogkonjuntura/

Assinar!

Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons