Diálogos pela Amazônia: live reúne secretários de Meio Ambiente para discutir ações e lições no combate aos incêndios florestais

A live será transmitida através do canal da Sema Mato Grosso no Youtube – divulgaçãoNo trabalho de proteção à maior floresta tropical do mundo, a atuação coletiva se mostra cada vez mais necessária – divulgação

Em razão do Dia da Amazônia e da importância da preservação da floresta, o debate “Diálogos pela Amazônia” será realizado entre os secretários do Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal para tratar o combate aos incêndios florestais. O encontro será mediado pela jornalista Paulina Chamorro no dia 03 de setembro às 18 horas (horário de Brasília) através do canal da Sema Mato Grosso no Youtube.

Os nove estados, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amapá, Maranhão, Roraima e Tocantins, integram a Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force – em inglês) e estão trabalhando intensamente em prol da prevenção e combate aos incêndios florestais que colocam a Amazônia em risco.

No Tocantins o trabalho de orientação foi realizado por meio do projeto Foco no Fogo, realizado pelo Governo do Estado, através da Semarh, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Defesa Civil Estadual, levando às propriedades rurais em 13 municípios do Estado a educação ambiental e informativos sobre os riscos que as queimadas trazem para a comunidade rural e os prejuízos ao meio ambiente. Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulga diariamente nas redes sociais, site institucional e lista de transmissão via Whatsapp os Boletins Diários, que informam sobre as variáveis meteorológicas. Os fatores de risco divulgados indicam as oscilações de temperatura, velocidade do vento e umidade relativa do ar.

No trabalho de proteção à maior floresta tropical do mundo, a atuação coletiva se mostra cada vez mais necessária e nesse sentido serão apresentadas durante a live as ações de cada Estado, trazendo os estados líderes Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia e os demais em participação por vídeo a serem exibidos na abertura.

GCF Task Force

A Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) é uma colaboração subnacional de 38 estados e províncias que trabalham para proteger as florestas tropicais, reduzir as emissões do desmatamento e da degradação florestal, e para promover caminhos realistas de desenvolvimento rural e preservação das florestas. No Brasil, os nove estados membros da Amazônia Legal integram a Força Tarefa.

Fonte: Luíza Caetano/Secom/TO.

*Estagiária sob supervisão de Thuanny Vieira

Posts recentes

Categorias

http://cerradopost.com/blogkonjuntura/

Redes Sociais!

Assinar!

Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons