Em nota de pesar, DPE destaca a importância de dona Raimunda na luta por direitos dos cidadãos

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) emitiu nesta quinta-feira, 8, nota de pesar pelo falecimento de Raimunda Gomes da Silva, a Dona Raimunda Quebradeira de Coco.

Na nota, a Instituição fala sobre a importante atuação da líder comunitária nos movimentos sociais e na comunidade de trabalhadores rurais e destaca: “(…) a DPE-TO deseja que ela seja sempre lembrada com respeitosas deferências relacionadas à sua dedicação e trabalho pelo bem comum e pela luta para que todos e todas tenham acesso a seus direitos.

Leia, a seguir, a nota na íntegra:

Palmas – TO, 8 de novembro de 2018

NOTA DE PESAR

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) lamenta, com imenso pesar, o falecimento da ativista e líder comunitária Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida como Dona Raimunda Quebradeira de Coco. Ela faleceu na noite desta quarta-feira, 7, aos 78 anos, na cidade em que morava, São Miguel do Tocantins, município localizado a 624 Km de Palmas, na região do Bico do Papagaio.

Dona Raimunda sempre foi atuante nos movimentos sociais e na comunidade de trabalhadores rurais, repassando seus conhecimentos a outras gerações, na luta pela igualdade e inclusão social. Mais do que expoente da luta das quebradeiras de coco do Bico do Papagaio, Dona Raimunda representou a mulher trabalhadora rural com destaque nacional e internacional, tanto que por sua atuação recebeu, entre outros, o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), o prêmio Bertha Luz, concedido pelo Senado Federal, e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Inteligente, atuante e com extremo senso sobre a importância da coletividade, a ativista rompeu fronteiras de sua própria cultura e viajou por países como a Índia, Canadá, EUA e França levando sua defesa no que se refere aos direitos humanos e fundamentais.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins solidariza-se com a família, amigos e toda a comunidade da região de dona Raimunda, desejando conforto, fé e força. E por tudo que Dona Raimunda representa, a DPE-TO deseja que ela seja sempre lembrada com respeitosas deferências relacionadas à sua dedicação e trabalho pelo bem comum e pela luta para que todos e todas tenham acesso a seus direitos.

Defensoria Pública do Estado do Tocantins

Conheça mais sobre a história de Dona Raimunda com odocumentário “Raimunda, a Quebradeira” (2007). Dirigido por MarceloSilva (Co-produção: Marcelo Silva / Public Produções / TV Palmas / FundaçãoPadre Anchieta – TV Cultura), o documentário mostra a resistência das mulheresquebradeiras de coco e tem dona Raimunda como protagonista. O documentário foipremiado em diversos festivais e está disponível emhttps://vimeo.com/160873422.

Ascom DPE-TO

Posts Recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons