Câmara Municipal de Araguaína realiza sessão em homenagem a acalanto

Na tarde desta segunda-feira (22/04), no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, foi realizada Sessão em homenagem à Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense – ACALANTO, que no último dia 21 (vinte em um) de abril completou 17 (dezessete) anos de existência.

A realização da Sessão foi uma propositura do Presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Aldair da Costa Sousa (Gipão), apresentada e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa.

Fundada em 2002 (dois mil e dois), pelo professor José Francisco da Silva Concesso, à época, professor da Universidade do Tocantins, em conjunto com amigos escritores locais após uma série de reuniões. A ACALANTO hoje abrange não só o município de Araguaína, mas toda a região norte do Estado do Tocantins, esse que era um dos objetivos quando da criação da Academia. A ACALANTO realiza trabalhos sociais e de incentivo a iniciação e produção literária em toda a região norte do Tocantins.

Fizeram parte da Mesa Diretiva da Sessão o Presidente da ACALANTO, Luiz Aparecido da Silva; José Francisco da Silva Concesso, Presidente  do  Conselho Fiscal; Rita Dayrã Murada, Diretora Social, além do membro da ACALANTO, Edson Carvalho Alencar (Edson Galo).

Na oportunidade os membros da ACALANTO ressaltaram a importância da instituição e os trabalhos realizados, e também solicitaram do Poder Público mais incentivo aos projetos e a realização de ações voltadas à literatura, em especial à literatura local. Durante a Sessão foi recitado poema em forma de cordel, escrito pelo escritor e Tesoureiro da ACALANTO, Antônio Santos de Souza (Zequinha Decolores), em homenagem aos parlamentares.

Ainda durante a homenagem, foi concedida Moção de Aplausos à ACALANTO, de autoria do Presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Aldair da Costa Sousa (Gipão), que a entregou ao professor José Francisco da Silva Concesso, ilustre autor, primeiro diretor da primeira unidade de Ensino Superior do Norte do Estado de Goiás, hoje Tocantins, e principal expoente da Academia, sendo atualmente vice-diretor da Faculdade Católica Dom Orione. (Ascom)

Posts recentes

Categorias

[jetpack_subscription_form show_only_email_and_button=”true” custom_background_button_color=”undefined” custom_text_button_color=”undefined” submit_button_text=”Subscribe” submit_button_classes=”undefined” show_subscribers_total=”false” ]
Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons