SENAI premia vencedores do Grand Prix de Inovação em Palmas e Taquaralto

Competição entre alunos foi realizada de 04 a 06/06 e os vencedores foram premiados com troféu e certificado.

Os participantes do Grand Prix SENAI de Inovação conheceram os vencedores da maratona nesta quinta-feira, 06/06, na cerimônia de premiação da competição realizada nas unidades de Palmas e Taquaralto desde o último dia 05/06. A fase escolar da competição reuniu 39 alunos nas duas unidades em busca da solução inovadora para o problema proposto pela organização.

A equipe vencedora em Palmas foi a Escuderia Amarela formada pelos alunos Victor Emanuel, Adna Wellen, Mauro Alves e Cleudilene Silva. Eles desenvolveram um aplicativo de Grupos e Geolocalização para ciclistas que proporciona uma melhor interação entre os praticantes do esporte e incentiva a utilização da bicicleta como meio de transporte para promover a sustentabilidade e um estilo de vida mais saudável.

Os usuários acessam os grupos existentes, verificam as melhores rotas para destino, a localização de lugares onde se é possível encontrar fornecedores de peças para bicicletas, entre outras funcionalidades.

Em Taquaralto, o projeto premiado propõe a reutilização sustentável dos resíduos sólidos dos canos de PVC que sobram dos cursos da área de construção civil. Por meio da reutilização destes resíduos, evita-se o descarte inadequado e colabora-se com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Nesta unidade, foram premiados os cinco alunos da equipe Escuderia Roxa: Vitória Veruska, Daniel de Carvalho, Amanda Karolayny, Lure Fernandes e Milas Pereira Reis.

“Quando começamos a trabalhar, não pensamos no prêmio, no pódio. A gente foi pensando em desenvolver bem a nossa simples ideia e deu certo”, conta a aluna Amanda Karolayny sobre a experiência e a conquista do 1° lugar na unidade.

A premiação inclui medalha, troféu feito na impressora 3D da instituição e certificado de classificação foi dada às equipes com a maior pontuação na avaliação da banca. A competição busca aproximar os alunos do mundo do trabalho, desenvolver a cultura da inovação local, gerar ideias, desenvolver conceitos de negócios e prototipar soluções para desafios reais da sociedade e da indústria na região.

“Foi incrível, muito agregador pro meu aprendizado. Eu aprendi a trabalhar em equipe, a desenvolver um projeto, o que é muito difícil, tanto desenvolver como expor esse projeto. Pode haver nervosismo, pode haver decepção por não ganhar, mas o que a gente leva é o aprendizado, com certeza”, explica a aluna da unidade de Palmas, Michelly Silva.

A iniciativa é do Departamento Nacional do SENAI que promove uma etapa posterior com os melhores resultados da região. A competição continua nas demais unidades do Tocantins: em Gurupi as atividades iniciam no dia 10/06, em Araguaína no dia 17/06 e, por fim, em Paraíso dia 25/06.

(Amanda Mitaly/Assessoria de Imprensa SENAI)

Posts recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons