As inscrições para o Sesc Confluências foram prorrogadas até 21 de julho

Artistas, curadores, gestores, educadores e estudantes de Artes Visuais, residentes no Distrito Federal e no Tocantins, ainda podem se inscrever para o a seleção do Projeto Sesc Confluências. As inscrições foram prorrogadas até o dia 21 de julho.

Em um país de extensão continental, a diversidade artístico-cultural tem proporções equivalentes. O amplo acesso à produção cultural é, portanto, essencial para garantir um sistema de arte democratizado nos seus contextos regionais.

Realizado em pelo menos 10 estados no Brasil, o Confluências atua como uma espécie de fórum setorial para as artes visuais no Sesc, por promover um debate em torno da linguagem a partir de uma visão sistêmica, e também como uma incubadora, por incentivar o desenvolvimento de soluções para as problemáticas apontadas. Estruturado em encontros presenciais, o Confluências incentiva a produção artística local, promove o debate sobre a cultura e a arte e contribui para o aperfeiçoamento do seu sistema produtivo, além de realizar os projetos resultantes de cada edição. Seu compromisso, alicerçado na valorização do processo, tem impactado positivamente as regiões onde atua, dinamizando as práticas das artes visuais de forma descentralizada, preservando diversidades e singularidades das culturas regionais e convergindo a produção nacional.

O projeto, realizado preferencialmente nos estados de pequenos e médios circuitos, também subsidia a pesquisa e o mapeamento da produção artística contemporânea e de seus contextos e fluxos de circulação. Para isso, lança mão da reflexão coletiva e do intercâmbio de saberes.

Durante os encontros imersivos colaborativos, artistas, curadores, críticos, gestores culturais e estudantes de arte reúnem-se com mediadores indicados pelo Sesc, para discussões e a elaboração de um projeto coletivo de ação local. Além dos encontros, o Confluências prevê, como suporte à realização do fórum, oficinas, palestras e outras consultorias indicadas pelos participantes.

Entre os projetos resultantes do fórum que já foram realizados pelo Brasil, estão a organização de catálogos, cooperativas, exposições, seminários e residências artísticas. O projeto também gera informações que auxiliam o Sesc a promover a programação das artes visuais no Brasil, buscando ativar as cenas locais e fortalecer a linguagem no país.

Por meio da convocatória de 2019, serão selecionados 40 agentes culturais, sendo 20 do Distrito Federal e 20 do estado de Tocantins, para compor os fóruns de discussões do Confluências de cada estado.

A primeira fase do projeto consiste na realização dos fóruns presenciais, com três encontros de 20h, durante o segundo semestre de 2019, totalizando 60 horas, conforme cronograma a seguir:

i) 1º Encontro – 9 a 11 de agosto de 2019

ii) 2º Encontro – 13 a 15 de setembro de 2019

iii) 3º Encontro – 11 a 13 de outubro de 2019

Aos participantes selecionados que residem fora da cidade de realização das atividades, o Sesc oferecerá hospedagem, translado e alimentação.

Inscrições prorrogadas

Até 21 de julho de 2019

Confira o regulamento e saiba mais sobre o projeto no site:

http://www.sesc.com.br/portal/site/confluencias/

Mais informações: confluencias@sesc.com.br

Posts recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons