Ambiente Cidade Turismo

Prefeitura realiza ações com moradores e visitantes das praias do Garimpinho

Parceria com a Marinha viabilizou curso para emissão da carteira de pilotagem amadora a pescadores e barqueiros, buscando garantir segurança dos profissionais e passageiros

O Povoado Garimpinho fica a 145 quilômetros de Araguaína. Localizado às margens do Rio Araguaia, atrai centenas de visitantes durante o verão

Técnicos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente aproveitam a temporada de praias, quando aumenta a movimentação de pessoas no Povoado Garimpinho, para levar ações de educação ambiental e qualificação aos moradores da região.

Entre os dias 8 e 15, foi ofertado a 25 barqueiros e pescadores o curso para obtenção da arrais amador, documento com validade de dez anos que autoriza a pilotagem de pequenas embarcações, como canoas e jet-skis.  Ministrado por profissionais da Capitania Fluvial do Araguaia, unidade regional da Marinha do Brasil, e organizado pela Prefeitura, o curso levou orientações sobre práticas para um tráfego seguro no rio.

“Na temporada de 2018, durante as ações de educação e orientação ambiental, notamos que ninguém daquela localidade possuía a arrais. Por isso, e também pela preocupação com a segurança de todos que ali trafegam, entramos em contato com a Marinha para viabilizar o curso”, comentou Edilmo Azevedo, educador ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Conhecendo os visitantes

No último final de semana, estudantes do curso de Turismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram uma pesquisa junto aos visitantes do Garimpinho. O objetivo é traçar o perfil socioeconômico de quem frequenta as praias da região, além de reunir sugestões dos próprios visitantes sobre o que pode tornar o local mais atrativo, estimulando o ecoturismo.

Como chegar

Para chegar até o Povoado Garimpinho, saindo do centro da cidade, é preciso seguir 43 quilômetros pela rodovia BR-153 até o posto de gasolina Rio Preto. Há uma entrada à direita do posto que dá acesso à TO-226, o Povoado Garimpinho fica a 102 quilômetros da BR-153.

A pesquisa realizada junto aos acadêmicos de Turismo da UFT vai ajudar a elaborar estratégias para estimular o ecoturismo…( Mara Santos/Fotos: Divulgação)

Posts recentes

Categorias

Editor
Webjornalista & blogueiro
http://cerradopost.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *