DPE-TO prestigia inauguração de reforma no Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína

O defensor público Pablo Chaer esteve presente no evento que foi realizado na segunda-feira, 02

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve presente na inauguração das obras de reforma do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Araguaína, no Norte do Estado, realizado nesta terça-feira, 03. A instituição esteve representada pelo defensor público Pablo Chaer, coordenador do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) do município, na solenidade que entregou a reforma das alas A, B e C e dos postos de enfermagem.

De acordo com o defensor público, na ocasião foram apresentadas as demais reformas realizadas nos últimos três anos, que chega a 50% da extensão do hospital universitário. A unidade hospitalar adquiriu, ainda, equipamentos médico-hospitalares e mobílias novas.

O HDT é uma instituição ligada à Universidade Federal do Tocantins (UFT) e faz parte da Rede Hospitalar Ebserh, desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

LEIA MAIS: HDT-UFT inaugura reforma da área assistencial e administrativa

Defensoria

A DPE-TO acompanha de perto as unidades hospitalares do Estado. Em Araguaína, o Nuamac, em tratativas anteriores com o HDT, considerou que a estrutura tem um grande potencial para ampliação da oferta de leitos no âmbito de média e alta complexidades, ou seja, procedimentos especializados.

Após vistoria do Núcleos Especializado da DPE-TO no Hospital, foi verificado leitos ociosos, inclusive com suporte tecnológico, em alguns locais, equiparável à sala vermelha. Na época, o Núcleo protocolou recomendação para que a Secretaria Estadual da Saúde tomasse as providências necessárias para a contratualização desses leitos.

Fonte: Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO

Posts recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons