Governador em Exercício faz entrega de kit da Agricultura Familiar para a Central de Palmas

Governador em exercício Wanderlei Barbosa faz entrega de kit da Agricultura Familiar para a Central de PalmasCarlessandro Souza/Governo do TocantinsProdutos fornecidos pelos agricultores são hortaliças, legumes, frutas, doces, farinhas, feijão, carnes, dentre outrosAgricultor familiar, Sebastião Delmondes, de 61 anos, entregou ao Compra Direta, 500 kg de mandioca
O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, entregou na manhã desta quarta-feira, 2, durante a cerimônia de inauguração da Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar de Palmas o kit da Agricultura Familiar, para modernização da Central. Foram entregues um caminhão baú refrigerado, um computador, uma impressora multifuncional, duas balanças, sendo uma de 30 kg e outra de 300 kg; uma mesa de escritório, duas cadeiras estofadas e paletes de polietileno.

O contrato de repasse foi firmado entre o Governo do Tocantins com o Ministério da Cidadania, via Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). O investimento total do contrato é de mais de R$ 5,7 milhões, entre verba federal e contrapartida do Governo do Estado.

O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, afirmou que é responsabilidade do Estado diminuir as desigualdades sociais. “Só teremos uma sociedade melhor se trabalharmos para que os benefícios cheguem à sociedade. Só assim vamos diminuir as desigualdades. O acesso à qualidade de vida é uma obrigação do Governo do Tocantins. Pensamos na divisão do recurso de forma a atender todos os municípios do estado, sem diferenças políticas. A população está acima de toda e qualquer diferença, destacou.

O agricultor familiar Raimundo José Teixeira, 54 anos, vende hortaliças há 28 anos e disse que acha importante o apoio que o Governo do Tocantins está dando para os produtores rurais. “Estamos passando por uma grande dificuldade tendo que vender de porta em porta”, afirmou.

Waldimir Martins de Souza, de 42 anos, vende para o Compra Direta desde 2013. Levou para venda 500 kg de inhame. “Quero entregar toda cota”. Já o agricultor familiar Sebastião Delmondes, 61 anos, estava entregando, ao Compra Direta, 500 kg de mandioca. “Sem duvida é uma boa venda, a gente entrega e recebe num volume só. Pode gradear e plantar de uma só vez o que gera economia”, afirmou.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, destacou, mais uma vez, que os equipamentos vêm para beneficiar a agricultura familiar e a política de segurança alimentar e nutricional do estado. “Vem fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mais conhecido como Compra Direta e também as entidades que trabalham com pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, explicou.

Agrotins

A cerimônia oficial de entrega do kits pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, para 137 municípios foi realizada durante a Agrotins, em maio deste ano. Desses, 136 já haviam feito a retirada dos equipamentos para as centrais de abastecimento da agricultura familiar dos respectivos municípios.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Tocantins

O PAA é um programa de compras do governo federal executado pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional. Os alimentos adquiridos, como hortaliças, frutas, verduras e produtos processados com certificação sanitária, são destinados a escolas ou doados para entidades da rede socioassistencial, a exemplo de creches, abrigos de idosos, hospitais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), dentre outros órgãos públicos.

Podem participar do programa agricultores familiares tradicionais, assentados da reforma agrária, extrativistas, piscicultores, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais, demais povos e comunidades tradicionais, que tenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

No Tocantins, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio do escritório local de Palmas executa o programa, atendendo 211 agricultores familiares cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Nos últimos dois anos (2018 e 2019) foram disponibilizados R$ 225 mil para a compra de alimentos desses produtores, em Palmas, beneficiando 58 entidades que compõem a rede sócio assistencial, alcançando 21.750 pessoas.

Em todo estado, aproximadamente 1,2 mil entidades que compõem a rede sócio assistencial, como abrigos de idosos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), casas de apoios, além de escolas, creches e hospitais, são beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos.

Os produtos fornecidos pelos agricultores são hortaliças, legumes, frutas, doces, farinhas, feijão, carnes, dentre outros.

Fonte: Eliane Tenório/Secom-TO

Posts recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons