Governo do Estado inicia programa de educação ambiental para ensino fundamental


Com objetivo de capacitar crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Estado para os desafios da sustentabilidade e formação de uma consciência cidadã por meio da educação ambiental, o Governo do Tocantins iniciou as atividades do Programa Pátria Amada Mirim (PAM) por meio de parcerias intersetoriais de órgãos estaduais.

Ao longo de três anos, o PAM será desenvolvido com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Tocantins.

Nesta terça-feira, 12, a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins apontou o trabalho de Educação Ambiental do Instituto, como um dos pilares de incentivo à proteção, à preservação e à conservação dos recursos naturais. No primeiro encontro com os alunos da Escola Estadual Entre Rios, além do diálogo sobre o bioma Cerrado, a turma também realizou uma visita de campo para identificação de árvores, flores e frutos locais.

Para Warley Carlos Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, quanto mais cedo for iniciada a conscientização ambiental de crianças e adolescentes, maiores são as chances de alcançar a formação cidadã necessária à preservação dos recursos naturais que compõem os biomas do Estado. Com as contribuições do engenheiro Ambiental Maurício Araújo e do educador Ambiental Fábio Oliveira, na aula da última semana, buscamos somar esforços ao empenho dos parceiros do Programa.

PAM

No dia 29 de outubro, o piloto do Programa Pátria Amada Mirim (PAM) teve início e deve alcançar cerca de 50 alunos da Escola Estadual Entre Rios. Para 2020, a estimativa é de que 5,5 mil crianças sejam beneficiadas em 40 municípios. Dividido em duas linhas, o programa tem como temas: Cidadania e Meio Ambiente, Natureza e Sociedade, Mudanças Climáticas.

No PAM 1, o foco está nos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com aulas teóricas e lúdicas. Já no PAM 2, o objetivo é atender alunos das séries finais, com aulas teóricas e práticas em diversos espaços, incluindo viveiros. A participação acontece em horários alternados, para não interferir no turno escolar dos estudantes.

Execução

O projeto será executado por etapas, até contemplar os 25 mil alunos nos 139 municípios em três anos. Em 2021, o Programa beneficiará mais de 8,5 mil participantes em mais 40 cidades, totalizando 14 mil estudantes em 80 municípios. O PAM conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e da Educação.

Fonte- Cleide Veloso/Secom-TO.

Legenda:

# Programa Pátria Amada Mirim inicia educação ambiental com os alunos da Escola Estadual Entre Rios

# Fernando Alves/Governo do TocantinsTrabalho de identificação das espécies

# Estado inicia programa de educação ambiental para ensino fundamental

@ Alunas da Escola Estadual Entre Rios mostram a alegria em participar do Programa Pátria Amada Mirim

Posts recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons