SENAI certifica alunos em Santa Rita do Tocantins

“Priorizamos os 139 municípios, nenhum é excluído, por isso onde há demanda estamos presentes viabilizando o atendimento”, diz a diretora regional Márcia Rodrigues.

Dentro de sua política de profissionalizar o tocantinense para atender as demandas do mercado local, esteja ele residindo nos grandes centros, onde há unidades fixas, ou nos médios e pequenos municípios, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) certificou na noite dessa quarta-feira, 11, alunos em Santa Rita do Tocantins, na região sul do estado.

Foi graças à parceria entre o SENAI Tocantins e a prefeitura local, que três turmas, compostas por 36 alunos, sendo duas do curso de Costureiro Eclético e uma de Eletricista Instalador Residencial, iniciaram e encerram suas atividades em 2019. Os alunos, agora profissionais eletricistas, que mais se destacaram durante o curso receberam como prêmio kits básicos. Já as alunas, novas profissionais do vestuário, realizaram desfile com roupas produzidas por elas próprias especialmente para o evento.

“Para mim foi uma porta que se abriu aqui em Santa Rita, que já estava precisando há muito tempo, e graças a Deus agora aconteceu”, comemora Eusa Tavares de Abreu, filha da cidade, que não conseguiu esconder sua satisfação ao comentar sobre a qualidade do curso de Costureiro Eclético. “Excelente, os professores são bons e dão atenção para os alunos. Aprendi muito, o resultado foi maravilho e eu estou muito feliz”, resumiu.

Rainon Pereira Vieira, agora eletricista residencial, e que também é filho de Santa Rita do Tocantins, é outro que comemora a oportunidade de poder fazer um curso pelo SENAI sem ter que sair de sua cidade natal. “Era meu desejo me formar em um curso da área elétrica, e a primeira oportunidade que surgiu não pensei duas vezes e agarrei com as duas mãos”, disse ele, acrescentando que o próximo passo é buscar a independência financeira. “Para isso, vou buscar trabalho na nossa cidade, e também nas circunvizinhas, e fazer valer tudo que aprendi”, asseverou.

“Com a visão empreendedora que a prefeita Neila tem ela está querendo desenvolver a economia local, fomentando a formação profissional, para que a mão de obra fique no município, gerando emprego e renda”, destaca Patrícia Vaz, gerente do Centro de Formação Profissional do SENAI em Taquaralto, responsável pela execução dos cursos em Santa Rita do Tocantins. Segundo ela, a parceria com a prefeitura foi expandida e novos cursos serão realizados em 2020 no município.

Para a prefeita Neila Maria Moreira, que tomou a iniciativa de procurar o SENAI para propor a parceria, encontrar a instituição de portas abertas para lhe atender e oferecer oportunidade à população foi extraordinário. “Saber o que você quer é muito fácil, agora encontrar isso é que é difícil, porque nós não temos no nosso município e precisamos buscar. E o SENAI é um marco, principalmente para a juventude, por isso temos que destacar o quanto ele é importante para nós, e ainda incentivar outros gestores a buscarem essa parceria para suas comunidades”, sustentou.

A diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues, explicou que o foco da instituição é qualificar as pessoas para o desenvolvimento, quer seja enquanto colaboradores das indústrias existentes no estado, das que estão ventilando a possibilidade de vir, como também proporcionar a elas gerar renda por conta própria. “ Priorizamos os 139 municípios, nenhum é excluído, por isso onde há demanda estamos presentes viabilizando o atendimento, construindo juntos com a prefeita ou prefeito e comunidade a oportunidade para que as pessoas se profissionalizem”, afirmou.

Fonte Júnior Veras /Assessoria de Imprensa SENAI

Posts recentes

Categorias

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons