Diretoria de Apoio à Saúde da ACIARA responde dúvidas sobre Coronavírus

Com objetivo de colaborar com a prevenção do coronavírus, o Diretor de Apoio à Saúde, da Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Renato Campos Freire, responde a dúvidas mais frequentes sobre a doença. A ACIARA enfatiza que a informação é importante no combate à pandemia.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

  • Qual a forma de transmissão do coronavírus?

O vírus está presente nas secreções da faringe, nariz e boca. Por isso a transmissão ocorre no contato com as gotículas, mucosas e com as mãos contaminadas. Pessoas infectadas devem evitar contato físico.

  • Quais são os sintomas?

Febre, entre 38 e 39 graus, dor de garganta, tosse, dor no corpo, coriza, falta de ar e dor no peito. Em alguns casos, a diarreia.

  • O paciente suspeito ou com a Covid-19 deve utilizar máscara cirúrgica?

Sim. A máscara é usada para não contaminar outras pessoas.

  • Em Araguaína, quais as unidades de saúde do SUS que devem ser procuradas pela pessoa com sintomas e/ou coronavírus??

De acordo com o decreto da Prefeitura de Araguaína, seis unidades básicas de saúde foram selecionadas para atendimento de pacientes com sintomas leves: UBS Avany Galdino, no Bairro São João; UBS Lago Azul, no Parque do Lago; UBS Dr. Francisco, na Vila Aliança; UBS José Rezende, no setor Alto Bonito; UBS Couto Magalhães, no setor Couto; e UBS Dr. Dantas, no setor Costa Esmeralda. Para os casos com sintomas de febre persistente, dor no peito e falta de ar, a pessoa deve procurar uma unidade de maior complexidade, como UPA e hospitais.

  • Quem tem plano de saúde, pode solicitar o exame para diagnosticar o coronavírus?

Sim. O exame para detecção do coronavírus foi incluído pela ANS no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e é, portanto, de cobertura obrigatória aos beneficiários de planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência. A medida começou a valer a partir de 13/03/2020 – data de publicação da Resolução Normativa nº 453 no Diário Oficial da União (DOU).

  • Quando deve ser feito o exame para diagnosticar o Covid-19?

O exame deverá ser feito quando houver determinação médica.

  • Qual é a diferença dessa doença para uma gripe, já que os sintomas são parecidos?

Na gripe, os processos respiratório e inflamatório estão mais na parte superior que são nariz, boca e garganta. Já o coronavírus se aloja mais facilmente no pulmão, provocando a pneumonia grave.

  • Qual é a orientação para quem for viajar de avião ou de ônibus?

Quem não pode adiar a viagem, tem que tomar cuidado com as mãos, usando álcool 70. O uso de máscaras fica a critério do passageiro porque estará confinado em ambientes fechados

  • Quais cuidados os profissionais de saúde devem ter ao entrar em contato com suspeito?

É fundamental o uso de equipamentos de proteção individual, além de adotar protocolo de isolamento para os pacientes não ficarem expostos com outros profissionais, na sala de espera.

  • Por quanto tempo a doença fica incubada?

De 2 a 14 dias, quando o vírus se prolifera. Por isso a preocupação com o isolamento para evitar o contágio.

  • Na escola ou no trabalho qual deve ser a conduta em relação ao colega?

Governos federais, estaduais e municipais estão adotando medidas de suspender as aulas. Em todo caso, é importante que as pessoas fiquem distantes de 1 a 2 metros. Evitar áreas de aglomeração. Não cumprimentar usando as mãos. Se possível, realizar tarefas em home office, que é o serviço em casa, utilizando sistema de informatização. O contato com clientes deve ser a distância e o comércio deve oferecer o álcool 70. Quem estiver doente deve usar máscara.

  • Crianças e animais contraem o vírus?

Sim. E há casos onde crianças e animais não apresentem sintomas. Por isso não devem ficar próximas a idosos ou pessoas que façam parte do grupo de risco.

  • Caso as pessoas apresentem sintomas leves e fiquem isoladas em casa, por recomendação médica, o que fazer??

A melhor medida é se isolar num cômodo da casa, usar máscara e manter a higienização. A pessoa deve ficar em repouso, se alimentando bem e tomando bastante líquido. Não utilizar o Ibuprofeno.

  • Álcool em gel protege contra o vírus? Qual é a higienização mais eficaz?

O álcool em gel 70% protege do vírus, se for passado em mãos limpas. Primeiro deve ser feita a higienização das mãos com água e sabão, de pelo menos 20 a 30 segundos, entre os dedos, a palma, o dorço e as unhas. Essa medida deve ser adotada por todos, em casa, no trabalho, na escola, em qualquer ambiente, com ou sem aglomeração.

  • Quais são os grupos de risco?

Idosos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, fumantes, pessoa com insuficiência renal crônica, com doença respiratória crônica, imunossuprimidos e pacientes com câncer.

  • Como ajudar o mundo no combate ao coronavírus?

A melhor atitude para combater a pandemia é a informação correta, sem criar pânico. Não compartilhe fake news e adote medidas de prevenção, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, como o isolamento social e a higienização para o controle da doença.

Prof. MSc Renato Antonio Campos Freire

Mestre em Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Farmaceutica – PUC – GO

Especialista Farmacia Hospitalar – UFRN

Especialista em Controle de Infeccao Hospitalar – FMUSP

Especialista em Gestao em Servicos de Saude e Administracao Hospitalar – IACHS

Especialista membro da Sociedade Brasileira em Farmacia Hospitalar – SBRAFH

Proprietário e Diretor Tecnico da Vacinaclean – serviços farmacêuticos de vacinação em Araguaína-TO.

Bacharel em Direito

Prof. IES – Farmacologia, Farmácia Hospitalar, Deontologia e Fisiologia Médica. Auditor e Consultor em Controle de Infecção Hospitalar – Hospital Dom Orione.

Fonte: Ascom/Aciara

Posts recentes

Categorias

Blog

Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons