Dimas vistoria obra no prédio da UPA Vila Norte para instalação de UTI

Local tem capacidade para instalação de até 17 leitos para pacientes com sintomas moderados do novo coronavírus e foi construído para instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento, mas sem planejamento econômico durante a gestão passada

“Vamos deixar tudo preparado para, caso o Governo do Estado identifique a necessidade de funcionamento, implantarmos. É claro que essa decisão deve ser breve, porque precisamos fazer o treinamento das equipes”, afirmou Dimas

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, acompanhou nesta manhã de quinta-feira, 2, a obra de manutenção realizada no prédio da UPA Vila Norte. O local está sendo restaurado para a instalação de um hospital de campanha para pacientes com sintomas moderados do novo coronavírus (covid-19). A edificação foi construída na gestão passada, sem planejamento orçamentário, para ser uma unidade de pronto atendimento.

“Vamos deixar tudo preparado para, caso o Governo do Estado identifique a necessidade de funcionamento, implantarmos. É claro que essa decisão deve ser breve, porque precisamos fazer o treinamento das equipes”, afirmou Dimas.

Conforme orientação do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, as ações devem coordenadas pelos governos estaduais para serem mais efetivas. A observação está no documento enviado pelo Município ao governador nessa quarta-feira, 1.

O local tem várias salas com encanamento de ar comprimido, sendo 17 pontos onde podem ser acomodados os pacientes. Além da limpeza do chão, paredes e teto, o prédio receberá também pintura nova e troca de itens danificados.

“Caso não seja necessário o hospital de campanha, vamos usar o local como uma Unidade Básica de Saúde (UBS), já que temos equipes preparadas, como do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)”, explicou o prefeito.

Nas unidades hospitalares

No Hospital Municipal de Araguaína, dois leitos com respiradores estão preparados, com a possibilidade de ampliação de mais um. O atendimento do hospital é para crianças, mas há possibilidade do recebimento de adultos, excepcionalmente neste período de pandemia.

No Hospital Dom Orione está em andamento a implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cujo recurso suficiente para operação, por aproximadamente três meses, vem de emenda parlamentar do deputado federal Tiago Dimas. Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína utilizada para estabilização, existe um leito com respirador preparado, destinado somente à estabilização e posterior encaminhamento do paciente.

Ações municipais

Ainda que aguarde uma orientação estadual, a Prefeitura se movimenta para contenção do novo coronavírus desde o último dia 13, com várias medidas de saúde e assistenciais. Uma das novas medidas anunciadas durante a reunião é a organização para contar com o apoio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, de Marabá (PA), nas ações de orientações e fiscalização aos moradores e comércios de Araguaína.

Além da limpeza do chão, paredes e teto, o prédio receberá também pintura nova e troca de itens danificados

Fonte: Marcelo Martin / Fotos: Marcos Sandes/Ascom

Posts recentes

Categorias

Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons